5 Passos Básicos para abrir sua academia ou studio



 
Segundo dados do SEBRAE, o número de academias apresentou um expressivo crescimento de 113% nos últimos 5 anos. A rentabilidade no mercado Fitness é muito alta, chegando a movimentar cerca de R$ 2,5 bilhões no Brasil, de acordo com as informações da IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association), razões essas que explicam a preocupação que o brasileiro tem com o bem-estar e a estética.
 
Para empreender nesse mercado bastante promissor, o empresário deve estar preparado para enfrentar uma enorme concorrência, que está cada vez mais especializada e segmentada. Vamos conhecer os 5 passos básicos que irão te ajudar nessa nova empreitada!
 

1) Defina um público-alvo

 

O que antes era uma atividade voltada somente a jovens com interesse em melhorar a aparência através do desenvolvimento muscular, hoje é possível ver adeptos de todas as idades e com diversas necessidades. Há aqueles que buscam uma academia para melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças, combater o estresse, dentre outros. Definir qual será o perfil do público que deseja atender, é a estratégia primordial para se diferenciar no setor.

 
2) Pondere sempre a relação custo-benefício
 

Sua academia ou studio irá oferecer somente musculação ou aulas de ginástica, artes maciais, etc? É ideal sempre avaliar a receptividade de demais serviços atrelados à sua academia para não abrir inscrições de serviços que não atenderão suas expectativas. Muitas vezes o menos é mais!
 

3) Tenha um bom espaço

 

Uma situação bastante incômoda para um cliente, é ter que disputar espaço com outros alunos. Além do desconforto, o problema pode até gerar acidentes. Por isso, considere pelo menos 250m2 como mínimo para funcionamento desse estabelecimento.
 

4) Contrate profissionais qualificados

 

Para iniciar a atividade e obter êxito e credibilidade, além dos profissionais de Educação Física, serão necessários recepcionistas, faxineiros e a depender do foco do seu negócio, fisioterapeutas e/ou nutricionistas. Tudo deverá estar alinhado com a estratégia de público e serviço que você traçou no plano de negócios.
 

5) Tenha bons aparelhos

 

 É importante que seu studio ou academia esteja equipado com o que há de melhor e mais moderno no mercado, isso vai valorizar o seu serviço e consequentemente, agregar um valor maior à sua academia. Opte por estações, aparelhos articulados convergentes e módulos funcionais. Além de serem aparelhos robustos que visualmente são atrativos, economizam espaço e dá possibilidade de diversos tipos de treinamento para diversos alunos. Mais alunos, mais receitas para sua academia!
 

Um comentário sobre “5 Passos Básicos para abrir sua academia ou studio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *