Até década de 90, médicos e educadores físicos indicavam a musculação somente a partir do momento em que o jovem estivesse passado de seu estirão de crescimento, o que normalmente acontece em torno dos 16 a 18 anos de idade em meninos e, 13 a 15 em meninas. Somente partir daí eram liberados para o treinamento com pesos, pois acreditava-se que o treinamento de força iria acelerar a maturação óssea das crianças, assim fazendo-as interromper seu crescimento precocemente. Porém hoje, já temos diversos estudos que comprovam que o treinamento de força não causa maturação precoce, pelo contrário, o treino com resistência estimula a produção do hormônio do crescimento (GH).
Com a popularização da musculação, vemos nas academias cada vez mais jovens e, até mesmo crianças, praticando o treinamento com pesos. Mas, uma coisa que devemos deixar claro, é que não adianta eles irem à academia em busca de ganhos de massa muscular extremas e um corpo musculoso, isso porque o jovem antes dos seus 16 ou 18 anos ainda tem uma produção de testosterona muito baixa comparado a uma pessoa adulta e, esse hormônio, é o principal responsável pelo desenvolvimento muscular.
Mas isso não quer dizer que não vale nada o jovem praticar musculação, pois como para qualquer outro iniciante, antes de se preocupar com ganhos, deve-se atentar com execuções corretas, coordenação motora adequada, percepção corporal e aos poucos, evoluir seu treino para movimentos mais complexos. Outro benefício é de estar deixando o risco da obesidade infantil, que hoje, por conta de alimentos industrializados, fast foods etc., infelizmente assombra nossos jovens.
Cada vez mais as academias estão lotadas de pessoas que desejam ombros mais largos, bumbum mais empinado e uma silhueta mais bela. Mas com a prática, os jovens entendem que não basta se empenhar na academia e levar uma vida desregrada, comendo qualquer coisa e continuando com maus hábitos. Somente haverá resultado, se junto à prática regular de atividade física, tiver uma alimentação mais saudável. Com isso, quando estiver em uma idade apropriada, garantirá que seu corpo tenha uma evolução adequada e completa.
Por Matheus Fontoura | CREF 018761-G/PR
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!