Podemos dizer que sim, musculação emagrece, ou pelo menos, vai ajudar no processo de emagrecimento. E nós vamos explicar o porquê!
Com a prática regular da musculação, além da queima de calorias durante o treino, o corpo exige ainda mais calorias para a recuperação muscular. Quando o músculo então se recupera, ocorre um ganho de massa muscular e, consequentemente, aumenta também a taxa metabólica basal – mínimo de energia gasta para realizarmos nossa atividade mínima do dia (rotina) – ou seja, quanto mais massa muscular uma pessoa tiver, mais alto será o gasto calórico simplesmente para se manter vivo.
O problema, é que a maioria das pessoas que estão em processo de emagrecimento se apegam aos números que aparecem na balança, e esquecem que emagrecimento não significa apenas redução de peso, e sim, uma redução da gordura corporal e de preferência, um aumento ou pelo menos, a manutenção da massa muscular.
O que acontece muitas vezes é que depois de algumas semanas de treino de musculação, o peso continua o mesmo ou então está mais elevado do que quando iniciou a atividade e não levam em consideração, que um iniciante tem um ganho muito rápido de massa muscular, aumentando ou então, não alterando seu peso. Algumas pessoas chegam a abandonar a atividade física para emagrecer somente com dietas de baixas calorias, com a ilusão de que só estarão emagrecendo se estiverem diminuindo seu peso na balança. Porém, sem atividade e seguindo uma dieta restrita, além do peso em gordura que estão perdendo, estão acabando com sua massa magra pela falta de estímulo para sustentá-la e, ainda, ocasionando a falta de nutrientes, principalmente quando essas dietas não são acompanhadas por um especialista.
Levando em consideração que os mais interessados em emagrecer são aqueles que estão realmente acima do peso e, a maior parte, sedentários, a musculação é a atividade mais indicada para iniciar a perda de peso, porém, é possível melhorar o resultado, se praticado junto com um exercício cardiovascular sem impacto, como bicicleta ou elíptico, pois também é necessário um fortalecimento articular e muscular para suportar seu próprio peso, para então iniciar um treino em esteira ainda leve e, no futuro, progredir para maior intensidade.
Sendo assim, não existe segredo, para emagrecer de forma saudável tem que praticar exercício físico regularmente para que ocorra a manutenção muscular corporal completa, fazer uma dieta adequada para sua atividade e seu objetivo e, principalmente, ter paciência, pois este é um hábito que deve ser levado para toda a vida e não simplesmente por uma necessidade temporária.
Por Matheus Fontoura – CREF 018761-G/PR
Deixe um comentário
Seja o Primeiro a Comentar!