Agachamento no Smith – Erros comuns e execução correta

Blog - 700x163 thumb
 
O agachamento no smith é um dos exercícios mais completos, pois necessita de grandes grupos musculares e é uma excelente opção para potencializar o treino de pernas e glúteos. Porém, são frequentes os erros na sua execução que podem diminuir a eficiência do exercício ou até mesmo, causar lesões nos joelhos e na coluna.
 
Pensando nisso, preparamos um vídeo com os erros mais cometidos e a forma correta de executá-lo.
 

 
ERRO 1: Muito comum em academia, pois na busca de um ângulo de 90°, as pessoas se apoiam na barra colocando os pés a frente, causando assim, pressão na coluna cervical, causada pela própria barra e, ao descer, retífica a lombar, gerando uma sobrecarga nos discos vertebrais, além de deixar o exercício pouco eficiente para coxas e glúteos.
 
ERRO 2: Posicionamento inicial adequado, porém na descida não se executa a projeção do quadril, causando uma sobrecarga nos joelhos e na lombar. Nesse caso, podemos perceber que em todo o movimento, somente a parte anterior do pé está sendo forçada contra o solo.
 
EXECUÇÃO CORRETA: Posicionamento embaixo da barra, como no agachamento com barra livre, pés alinhados, iniciando o movimento de decida com projeção do quadril para traz e executando a descida em linha reta. Na fase de subida, distribuir toda a sobrecarga nos pés, de forma a pressionar contra o chão tanto o calcanhar, quanto à parte da frente dos pés.
 
Por Matheus Fontoura | CREF 018761-G/PR

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz